Jornal Página 3

Vacina BCG será aplicada somente no Posto de Saúde Central
Arquivo Página 3.

Segunda, 12/2/2018 10:10.

A secretaria municipal de Saúde aplicou quase 500 doses da vacina BCG em recém nascidos no mês de janeiro. A partir deste mês as aplicações serão feitas somente no Posto Central da Rua 1500 às terças, quartas e sextas-feiras, só com agendamento prévio.

A diretora da Vigilância Epidemiológica Adriana Diogo explicou que a distribuição das vacinas BCG e Pentavalente, feita pelo Ministério da Saúde e repassada aos municipios pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) não foi feita em janeiro, por indisponibilidade de estoque a nível nacional.

“Nós conseguimos aplicar porque tinha em estoque, mas como não houve distribuição para fevereiro, temos um quantitativo menor este mês”, disse Adriana.

Ela segue explicando que o agendamento nesta situação é necessário para evitar desperdício.

“A vacina da BCG vem em frasco com 10 doses e tem um prazo de validade após aberto. Dessa forma, se houver um agendamento, não corremos risco de desperdiçar essas doses e assim vacinaremos o máximo de crianças possível”, informou.

Segundo ela, a decisão de unificar a aplicação da vacina se deu após reunião de representantes do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú, da Atenção Básica e do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), que decidiram que todos os frascos disponíveis de BCG serão concentrados no Posto Central.

 

Como proceder

Pais e familiares devem entrar em contato com o Posto de Saúde Central (Rua 1500, n° 1100) assim que saírem da maternidade com o recém-nascido, para marcar um horário de vacinação. Um informativo será posto na carteirinha de vacinação das crianças nascidas no HMRC com o endereço e contato da unidade Central para agendamento.

A BCG é dose única em recém-nascidos contra a tuberculose.
A vacina Pentavalente, que também não foi distribuída pelo Ministério da Saúde em janeiro, está disponível em todas as unidades de saúde de Balneário Camboriú até acabarem os estoques.

Também para bebês, a Pentavalente é ministrada em três doses a partir do segundo mês de vida. Ela previne Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo B.

Informações: Secretaria de Saúde (47) 3261-6200 


Publicidade


Colunistas
Cidade

Manancial fornece 200 mil litros de água por dia 


Política

Opine!


Esportes

Prefeitura fez uma "gambiarra" para tentar resolver o problema 


Seu Dinheiro

Quem não comprovar terá o benefício suspenso


Educação


Policia

Operação conjunta entre Guarda e Polícia Civil identificou e capturou o suspeito


Comercial

Saúde, bem estar e autoconhecimento